Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes

Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Como Mobiliar Uma Casa?

Quando você terminar de comprar sua casa ou apartamento, o próximo desafio que você vai enfrentar é mobiliar sua nova casa.

Conhecer cada espaço da casa, aproveitá-lo e encontrar os móveis e eletrodomésticos para equipá-lo é uma arte.

Neste guia, mostramos quais móveis você deve ter em 7 ambientes diferentes da sua casa, de acordo com seu estilo de vida.

1. Sala De Estar

Sala de Estar Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Sala de Estar

Começamos com a sala de estar, porque é o espaço principal da casa por excelência e para que este local seja funcional e também tenha uma boa aparência, você deve considerar o espaço da sua casa e o estilo.

Pequenos Espaços

Se você tem pouco espaço, é conveniente comprar um sofá na forma de “L”, pois eles se adaptam facilmente.

Pequenos Espaços Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Pequenos Espaços

Você pode colocá-los nos cantos se quiser que a sala seja aberta e espaçosa.

Outra maneira de resolver a questão do espaço pequeno é comprar um sofá longo e complementar a sala com cadeiras decorativas ou poltronas pequenas, em vez de um conjunto completo de salas convencionais, lembre-se de que o que você quer é aproveitar o espaço.

Quanto aos acessórios, use mesas de vidro ou qualquer outro material transparente para dar continuidade à abertura do espaço, você pode colocar também espelhos grandes que refletem uma janela.

Depende do estilo que você gosta, mas o mais recomendado para espaços pequenos é não saturar com tantos elementos decorativos.

Você também pode ler esse artigo: 5 Principais Dúvidas Sobre Promoções Online

Espaços Amplos

Se você tem um espaço maior, pode brincar com as formas e dimensões, mas cuidando para conseguir uma divisão de espaços com os móveis.

Espaços Amplos Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Espaços Amplos

A coisa mais importante quando o lugar é muito grande é fazer com que pareça aconchegante, independentemente do estilo de ambiente que você escolher.

Nesse sentido, é muito melhor optar por salas em forma de lua, que funcionam perfeitamente para integrar um espaço muito aberto.

Outra maneira de integrar esse espaço e torná-lo mais aconchegante é comprando 2 poltronas do mesmo tamanho, não importa se elas têm a mesma textura ou forma, emparelhe-as para ficarem cara a cara.

Assim, ao estar neste espaço, que é muito social, as pessoas estarão próximas umas das outras.

A disposição dos móveis ajuda a criar essa atmosfera de intimidade e proximidade em um espaço muito grande.

Estilo

Antes de comprar a mobília, pense também no estilo da casa. Para ajudá-lo nessa tarefa, selecionamos algumas e oferecemos as recomendações.

Rústico

Estilo Rústico Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Estilo Rústico

Se você deseja dar um estilo rústico à sua casa, compre as poltronas em lojas sob medida ou com artesãos.

Certamente, você se deparou com uma estofaria em sua cidade, apenas tome cuidado para que seja feita de madeira boa e resistente.

Se preferir ser mais prático, também poderá encontrar esse tipo de mobiliário em lojas online especializadas.

Você pode brincar com os diferentes modelos e tonalidades, por exemplo, e dar força a acessórios como mesas feitas de troncos e tapetes de pelúcia ou feitos à mão.

Esse estilo é ideal para uma casa de repouso no campo ou na praia, embora a atmosfera acolhedora proporcionada pelo estilo rústico quando você mora na cidade seja ideal para descansar.

Nórdico

Se você é um fã de espaços limpos e monocromáticos, aposte na compra de móveis para a sala de estar com formas simples e uma única cor.

Aqui você pode brincar com diferentes modelos de móveis, mas sempre cuidando para que as cores sejam de um tom claro, como branco e cinza, usando madeiras de cores naturais.

Esse tipo de estilo é perfeito quando a casa é pequena ou para um apartamento. Você pode encontrar facilmente esse tipo de mobiliário em lojas online.

Se você quiser ser criativo, para dar criatividade ao espaço, você pode colocar um puff como os vendidos em lojas online.

Minimalista

Estilo Minimalista Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Estilo Minimalista

Se você prefere mais espaço e um estilo mais elegante, opte pelo minimalismo, onde as peças únicas e simples penetram, sem serem ostensivas.

Compre um sofá de 3 corpos e complemente a decoração com mesas com desenhos geométricos simples.

Não invada o espaço com móveis desnecessários, otimize esse espaço para colocar alguma escultura ou obra de arte que você comprou.

Maximalista

Esse estilo procura integrar diferentes estilos, texturas e cores, deixando linhas limpas para trás, é ideal para quem gosta de colecionar coisas, pois elas podem ser integradas de maneira sutil.

Se você optar por essa tendência, poderá reciclar móveis e dar-lhes uma nova cara, complementando-os com peças ou móveis ligeiramente mais novos.

Com este estilo, você pode aprimorar as paredes com pinturas, espelhos, pinturas e outros acessórios decorativos, sempre cuidando para que haja um equilíbrio.

Móveis com padrões de impressão, cores vibrantes, elementos como metal dourado e mármore estão presentes nesta tendência, como explica no vídeo a seguir.

Complementos

Aqui está uma lista de móveis que você deve considerar para a sala de estar, além das poltronas, é claro:

  • Mesas de centro
  • Espelhos
  • Prateleiras suspensas
  • Estantes
  • Almofadas
  • Cadeiras complementares
  • Cortinas
  • Acessórios decorativos
  • Lâmpadas
  • Tapetes
  • Televisão
  • Sistema de áudio
  • Lareira elétrica
  • Mesa de bilhar

Mesas de centro

As mesas de café são as que você coloca no centro da sala e servem para colocar retratos, acessórios decorativos, lembranças de uma viagem e colocar as bebidas quando você mora neste espaço.

Quando o espaço é limitado, é conveniente comprar mesas com cores transparentes, mas se você não tiver essa limitação, brinque com os diferentes estilos mencionados e compre mesas que deem personalidade à sua casa.

Leia também: Aspirador de Pó Robô Os 6 Melhores De 2022. Comparativo e Guia

Prateleiras suspensas

Existem prateleiras suspensas que você pode encontrar em lojas online em diferentes estilos e são ideais para colocar livros, velas, porta-retratos e objetos decorativos.

O aspecto funcional dessas prateleiras é que elas são muito eficazes para economizar espaço. O melhor dessas peças é que elas têm suportes invisíveis.

Use-as a seu favor para colocar acessórios decorativos, retratos, velas ou até montar uma estante com as prateleiras.

Espelhos

Os espelhos ajudam a dar mais espaço nas casas, refletem a luz para que os quartos sejam claros e também tenham aparência elegante.

As melhores propostas de design podem ser encontradas em lojas online.

Almofadas

Se você precisa que a sala seja um espaço onde você possa relaxar, as almofadas são a chave. Compre quantas os espaços e estilos permitirem, mas compre.

Um segredo, quando você não tem um orçamento grande e deseja que sua sala fique luxuosa, é só colocar almofadas.

Podem ser de veludo, pelúcia, couro, penas, artesanais e até personalizadas. Escolha as que mais combinam com a sala e dê vida a esse espaço multifuncional.

Em lojas como Amazon ou Camicado, você encontra algumas propostas ou pode navegar pelas plataformas de compras online e encontrar as que mais gosta.

Cadeiras complementares

Cadeiras Complementares Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cadeiras Complementares

Se você gosta de viver com estilo, adicione um conjunto de cadeiras ou poltronas individuais à sala ou também pode incluir um puff.

Uma opção é a poltrona Lounge Chair & Otomano, um modelo inventado em 1956, esta peça é ideal para leitura, graças à forma do encosto.

Se você deseja dar muita força e personalidade à sala, complemente-a com um modelo de cadeira como a Egg.

É uma poltrona de forma côncava, apoiada por uma perna que termina em uma cruz, que foi inventada no final dos anos 50.

Elas se adaptam perfeitamente a qualquer estilo e espaço da casa, mas são muito confortáveis ​​para ler ou assistir televisão.

Uma versão semelhante à cadeira Egg, porém menos dramática e menor no encosto, é o icônico modelo de cadeira Swan, tão confortável quanto e um complemento ideal para a sala de estar.

Finalmente, há o Puff, essas peças que parecem uma almofada gigante, onde você pode se deitar quase no nível do solo, ideal para apartamentos individuais ou familiares.

Você pode encontrar facilmente esses móveis em lojas como a Amazon e dar um estilo único à sua casa.

Veja aqui: Lojas mais populares em Promoção

Cortinas

Se você gosta que sempre haja luz nos quartos, existem cortinas translúcidas em diferentes materiais, práticas e com boa aparência em espaços abertos.

Porém se você prefere menos luz, pode instalar cortinas opacas, feitas de um tecido que não permite a entrada de qualquer tipo de iluminação externa e as salas ficam completamente escuras.

Cortinas Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cortinas

Você também tem a opção clássica de persianas de madeira, vime ou japonês que podem ser encontradas em qualquer loja de mobiliário para casa.

Se você mora na praia, pode optar pelas cortinas automáticas, que funcionam com um motor. Além disso, elas são reforçadas para suportar ventos fortes.

Acessórios decorativos

Os acessórios decorativos devem sempre ser pensados ​​de acordo com o estilo da sua casa, podendo ser de vasos, pinturas, molduras, figuras de porcelana, pedras, esculturas e até velas.

Mais importante, além de ter um equilíbrio e consistência com o estilo da sua casa, eles devem contar uma história pessoal.

Acessórios Decorativos Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Acessórios Decorativos

Ou seja, eles podem ser coisas que você adquiriu durante suas viagens, presentes especiais ou objetos que têm uma memória pessoal, esses tipos de detalhes são o que dão vida à sua casa. Nem tudo precisa ser comprado recentemente.

Se você não gosta de paredes vazias, recomendamos pendurar pinturas originais como as de Jorge Chirino, um jovem designer mexicano que cria molduras originais para designs personalizados.

Iluminação

A iluminação é um dos aspectos mais importantes de uma casa e que poucos consideram ao mobiliar e decorar, pois é o que cria a atmosfera. Por que você acha que as casas sempre parecem impecáveis ​​nos filmes?

O segredo é comprar uma luminária de chão e colocá-la atrás de uma poltrona ou de uma mesa lateral na sala.

Atualmente, existem infinitos modelos, se você optar por um estilo maximalista, porém compre em ouro ou madeira, se preferir um estilo rústico.

Você também pode fornecer iluminação suave com lâmpadas feitas de abajures de papel ou abajures de mármore, amplamente utilizados em espaços minimalistas.

Você pode comprar esses tipos de lâmpadas em lojas físicas ou online, e pode até fazer você mesmo.

Aqui deixamos um tutorial, se você gosta de fazer as coisas sozinho:

Luminárias de teto

O teto também deve ter boa iluminação e, para isso, é importante levar em consideração a atmosfera que você deseja criar.

Por exemplo, se você precisar de iluminação fraca, compre luminárias com vidro branco e não transparente, isso permitirá que a luz seja menos intensa.

Agora que se você quiser brincar com a intensidade da iluminação, recomendamos a instalação de um sistema que regula a luz, fazendo a luminosidade aumentar ou diminuir.

A instalação é relativamente cara, dependendo também do número de espaços que você precisa adaptar, mas é muito funcional.

Considere também as lâmpadas de emergência, instaladas próximas ao interruptor e, no caso de um blecaute, elas acendem para que você não fique completamente no escuro.

Vasos de flores

Vasos de Flores Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Vasos de Flores

Se você gosta de ter plantas dentro de casa, os vasos são um objeto que você deve incluir na decoração.

Definitivamente, a argila é o melhor material por excelência para o plantio, e você os encontrará nas melhores lojas de decoração.

É conveniente comprar online, porque eles são mais baratos e mais resistentes. Mas você também pode compra-los em oficinas de artesanato locais, elas combinam muito bem com quase todos os estilos, especialmente os rústicos.

Se você preferir vasos com um estilo contemporâneo, pesquise lojas de design online.

Tapetes

Os tapetes servem para aquecer qualquer espaço, especialmente a sala, que sempre é procurada para ser confortável.

Os melhores tapetes são árabes, mas se você preferir, no México você pode encontrar desenhos que podem substituir essa obra de arte.

De fato, nas oficinas de artesanato, você também pode encontrar tapetes que funcionam perfeitamente, principalmente se a sala tiver um estilo rústico.

Se você procura um estilo mais contemporâneo, pode ir a lojas de departamento e escolher entre uma variedade de tapetes com designs extravagantes, elegantes, simples, estampados e até macios.

Televisão

Para ter uma sala muito bem equipada, oferecemos uma lista das melhores televisões:

  1. 4K / UH: possui uma resolução que excede o famoso Full HD.
  2. Televisão curvada: diferentemente das planas, elas oferecem uma visão muito mais abrangente.
  3. Televisão HDR: a beleza desta televisão é que possui uma gama maior de cores do que outras televisões.
  4. LCD, LED: elas variam na maneira de iluminar a tela, mas ambas permitem que você tenha um bom nível de cor na imagem.
  5. TV OLED: devido à tecnologia que implementa, possui maior intensidade em tons escuros e possui um ângulo de visão que permite ver de qualquer lado. A menor é de 55 polegadas.
  6. QLED: possui um nível de brilho mais alto e promete até 100% mais volume de cor. Representa uma evolução tecnológica nas televisões, permitindo uma melhor apreciação das cores da televisão.
  7. 8K: a resolução é até 4 vezes maior que 4k, o que oferece maior clareza. 

Veja o vídeo a seguir sobre a melhor Smart TV.

Sistema de áudio

Se você gosta de música em casa e costuma fazer festas, equipe a sala com um bom sistema de áudio.

Existem diferentes opções, das mais práticas às mais sofisticadas, aqui deixamos uma lista de dispositivos para colocar o áudio em sua casa.

  1. MP3: Este dispositivo incrível é para ouvir música e também é portátil. Seu design é funcional. Você pode colocá-lo em qualquer canto da casa. Não precisa de um espaço grande.
  2. Caixa Acústica Externa: é um sistema de áudio ideal para jardins que possui uma perna que pode ser “literalmente” enterrada no jardim, é perfeita para festas.
  3. Soundbar: é um gadget que complementa sua televisão. Ele também possui um subwoofer sem fio para melhor qualidade de áudio.
  4. Sony LDAC: é um alto-falante sem fio que também pode ser conectado via Wi-Fi diretamente aos seus aparelhos auditivos.
  5. Barra de som HT-X8500: é usada para reproduzir um som semelhante ao cinema com dois alto-falantes frontais e conexão sem fio à TV. Transforme som estéreo em som cinematográfico. Com o controle, você pode alterar o modo de som em: cinema, música, notícias e jogo.
Sistemas de Áudio Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Sistemas de Áudio

Lareira

Se você deseja que sua casa seja ainda mais quente no inverno ou deseja criar uma atmosfera de privacidade na sala, instale uma lareira.

Existem lareiras em diferentes modelos para se adequar à sua casa. Desde itens básicos, como as encontradas em lojas de departamentos, como as com design diferenciado, encontradas em lojas especializadas.

Entre os tipos de lareiras que você encontra, estão as tradicionais que trabalham com lenha, aquelas que trabalham com gás, elétricas e bioetanol.

Qualquer pessoa pode instalá-la em sua casa, como diz a ARREVOL em seu blog sobre lareira:

se você pode instalar uma televisão, também pode instalar uma lareira elétrica, basta uma tomada“.

Mesa de bilhar

Se você gosta de bilhar, aposte em uma mesa e tenha seu próprio clube na sua sala de estar.

Mesa de Bilhar Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Mesa de Bilhar

Além de dar uma boa imagem ao espaço, também ajuda a aliviar o estresse após um longo dia, incentiva a coexistência e é uma maneira criativa de fechar negócios.

Atualmente, você pode encontrar desde designs clássicos até os mais contemporâneos, para integrá-los sem colidir com o restante dos móveis.

Você pode obtê-los em plataformas como Americanas ou Amazon. Se preferir, também é possível encontrá-los em lojas especializadas.

Outra vantagem de comprar uma mesa de bilhar é que o jogo permite melhorar a concentração e o equilíbrio, pois é um jogo no qual você precisa estabilizar seu corpo, pensar estrategicamente e ter paciência.

2. Sala de Jantar

Sala de Jantar Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Sala de Jantar

Outro espaço que não pode passar despercebido na casa é a sala de jantar, pois é aqui que acontecem grandes conversas e grandes momentos são celebrados.

Para que você tenha uma sala de jantar bem equipada, onde possa servir seus convidados como o melhor anfitrião, deixamos uma lista de móveis que você deve ter na sala de jantar:

Mesa

Mesa Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Mesa

A mesa é a peça essencial da sala de jantar e você deve garantir que ela seja feita de um material resistente e pareça uma obra de arte.

A primeira coisa a considerar é o espaço. Se a sala de jantar for pequena, sugerimos que você compre uma mesa redonda.

As mesas redondas ajudam a aproveitar a falta de espaço e você pode integrar o mesmo número de pessoas que uma mesa retangular, sem ocupar muito espaço.

Se a sala de jantar tiver espaço suficiente, recomendamos que você opte por uma grande mesa retangular, porém se você comprar uma mesa pequena, poderá criar uma atmosfera fria.

Além disso, as mesas compridas parecem elegantes e há espaço suficiente para você brincar com as alturas ao escolher acessórios.

Lembre-se de que o mais importante é integrar a sala de jantar pensando nas necessidades de espaço e pessoas.

Exemplos de mesas

Para tornar este texto mais útil, fornecemos dois exemplos de mesas que podem funcionar na sala de jantar da sua casa.

  • Mesa Lótus Caramelo: se você estiver procurando por um modelo mais tradicional, recomendamos que você compre esta mesa que pode ser combinada com qualquer tipo de cadeira.
  • Mesa Lauren Off White e Natural: esta mesa se adapta a qualquer estilo de casa, sua  combinação de cores dá a possibilidade de manter um ambiente mais sério ou apostar em uma decoração descolada.Também é possível encontrar mesas um pouco mais tradicionais.

Cadeiras

Quando se trata de cadeiras, encontrar peças adequadas para contrastar ou alinhar-se à mesa da sala de jantar deve ser divertido.

Tudo depende do gosto da pessoa e do estilo da casa, existem cadeiras que são convencionais e que são integradas à sala de jantar quando você as compra.

Cadeiras Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cadeiras

Se você gosta de coisas rústicas, com certeza, assim como recomendamos na sala, sugerimos que você encontre uma marcenaria para fazer de madeira sob encomenda.

Mas se você preferir um estilo minimalista ou nórdico, escolha cadeiras com design simples, sem relevos e em cores neutras.

Mas se você deseja ter uma sala de jantar fora do comum e é apaixonado por design, sugerimos que você compre uma cadeira icônica que sobreviva ao teste do tempo.

Lâmpadas

A atmosfera da sala de jantar não pode ser completa sem a iluminação perfeita. Para você conseguir esse efeito, você deve pensar no efeito que deseja que esse espaço da casa tenha.

A iluminação depende basicamente da altura do teto e do estilo da sua casa. Para resolver esse detalhe, deixamos os tipos de lâmpadas que você pode adaptar.

  1. Lustres: são luminárias com diferentes focos que imitam as velas, você pode encontrá-las em modelos desde o vidro mais clássico ao design contemporâneo. É aconselhável implementá-las se você tiver altura suficiente no teto, pois esses tipos de luminárias são penduradas no teto.
Lustres Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Lustres
  1. Luminárias suspensas: estes tipos de luminárias caracterizam-se por ser penduradas no teto, são utilizadas regularmente quando o teto está muito alto e para abaixar a iluminação a mesa. As variantes dessas lâmpadas são de design, se você deseja criar uma atmosfera íntima, procure que elas tenham abajures feitos de madeira, vime ou papel. Se você preferir algo mais contemporâneo, poderá adaptar diferentes modelos de luminárias e brincar com a altura.
Luminárias suspensas Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Luminárias suspensas
  1. Iluminação embutida: se você não tem a opção de usar luminárias pendentes porque seu teto é muito baixo, você pode resolver com iluminação embutida.
  2. Iluminação de chão: se você não tem uma instalação elétrica nas paredes, pode implementar luminárias de pé, existem algumas que têm um braço que sobe ao teto e abaixa sobre a mesa. Essas luminárias combinam muito mais com estilos contemporâneos como o nórdico, o minimalismo ou o maximalismo.

Cristaleiras

Cristaleiras são os móveis que ficam na sala de jantar e onde os pratos são guardados.

Você pode encontrar esse tipo de mobiliário em diferentes modelos, dependendo do estilo da sala de jantar.

No entanto, existem três tipos: peça única, canto e aqueles que se encaixam como um armário.

As peças inteiras são usadas quando o espaço é amplo e não há janelas ou entradas da casa que os móveis possam estar obstruindo.

As de canto são cristaleiras que funcionam em salas de jantar onde há uma grande janela e são colocadas nos cantos para evitar o bloqueio da vista.

Eles também são usados ​​em espaços pequenos, pois sua estrutura permite que eles se adaptem aos cantos.

Finalmente, existem aqueles que fazem parte da construção da casa, ou seja, eles se adaptam, criando um espaço côncavo na parede e colocando vigas para criar níveis; finalmente, portas de vidro ou madeira são adaptadas.

Esses tipos de armários são muito mais robustos e permitem adaptá-los ao espaço que achar necessário.

Mesas auxiliares

As mesas auxiliares são aquelas usadas para colocar os alimentos e levá-los para a mesa; elas geralmente têm rodas para poder movê-la com os alimentos.

Esse elemento nem sempre é considerado no mobiliário de uma casa, mas são os móveis que tornam sua vida mais prática em importantes celebrações, pois permitem que a louça saia da cozinha sem acidentes.

Você pode encontrá-los nas lojas dedicadas à mobiliário de casa e em diferentes designs, o que certamente irá bem com a sala de jantar da sua casa.

Acessórios para sala de jantar

A sala de jantar não pode ser completa sem os acessórios decorativos que incluem desde as toalhas de mesa até a louça.

Aqui estão alguns acessórios indispensáveis ​​para a sala de jantar:

  1. Louça: a louça deve estar de acordo com o estilo da sua casa, é um complemento que deve estar em sintonia com o resto do espaço. Atualmente, os materiais variam de vidro, porcelana, madeira e até metal. Se você quiser utensílios de mesa originais, compre online ou em suas viagens. Se você está procurando algo menos sofisticado, pode comprar em lojas de departamento.
  2. Toalhas de mesa: esse tipo de acessório varia com o tempo. Se você gosta do tradicional, compre toalhas de mesa compridas que cobrem a mesa; se você optar por uma mais contemporânea, invista em jogos americanos. Os jogos americanos fazem com que a sala de jantar pareça um pouco mais moderna e não cobre os detalhes daquela mesa única que foi tão difícil de conseguir.
Toalhas de Mesa Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Toalhas de Mesa

Detalhes da decoração

Entre os objetos decorativos que podem ser incluídos na sala de jantar estão:

  1. Lustres: você pode tê-los em desenhos diferentes e sua mágica é que eles ajudam este espaço da casa a parecer sofisticado e abundante.
  2. Vasos: se você gosta de flores, é essencial comprar pelo menos um par para a sala de jantar.
  3. Velas: finalmente, as velas são um dos elementos que dão mais atmosfera a uma sala de jantar, graças à luz sutil que emitem.

Complemente a sala de jantar da casa com esses acessórios e torne este espaço para celebrações por excelência.

3. Cozinha

Cozinha Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cozinha

Sendo uma parte essencial da casa, a cozinha é um dos espaços que deve receber mais atenção, pois é aqui que a comida é preparada.

As cozinhas devem ser equipadas levando em consideração seu espaço e design, pois existem pelo menos quatro tipos:

  1. Linear: trata-se das cozinhas em que os móveis que a integram, bem como eletrodomésticos e armários estão localizados em uma parede da casa. Este modelo de cozinhas é geralmente muito longo e sua distribuição permite que seja aberta.
  2. Angular: este modelo de cozinha se adapta a espaços quadrados ou retangulares, geralmente elas têm uma ilha no centro.
  3. Aberto: também é conhecido como estilo americano, onde os espaços se abrem para a sala de jantar.
  4. Paralelo: é um método em que os elementos são paralelos entre si e frente a frente.

Independentemente do tipo de cozinha que você possui, estes são os aparelhos ideais para equipá-lo:

Complemente sua leitura: Os Melhores Conjuntos de Panelas Polishop Promoção e Descontos

Fogão

Identificamos 5 tipos de fogões que você pode integrar à cozinha de sua casa para torná-la mais funcional.

Fogão de Indução Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Fogão de Indução
  1. Fogão de indução: permite que o calor circule no instante em que é ligado, graças ao fato de trabalharem através de ondas magnéticas. Os fogões por indução permitem que os alimentos aqueçam muito mais rapidamente e são muito fáceis de limpar.
  2. Fogões a gás: os fogões que funcionam com gás são os mais comuns e ainda são muito funcionais.
  3. Fogão vitrocerâmico: eles funcionam estimulando elétrons que passam energia através de um campo magnético.
  4. Elétricos: Estes são um pouco mais lentos na cozinha do que fogões a gás. Eles vão bem com cozinhas pequenas.
  5. Fogão a lenha: Eles funcionam graças ao uso de um combustível de baixo consumo que é feito a partir de resíduos vegetais. Estes fogões podem ser adaptados a qualquer espaço da casa e também é possível integrá-los ao estilo da sua cozinha.

Fornos

As cozinhas não podem ser completas sem forno, principalmente se dos donos da casa realmente gostam de cozinhar.

Fornos Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Fornos

Aqui deixamos uma lista dos fornos que você deve considerar para equipar sua cozinha.

  1. Clássico: são os fornos que funcionam com gás e geralmente são integrados ao fogão. Neste tipo de forno deve-se observar o que está cozinhando pelo vidro.
  2. Microondas: este aparelho é essencial em qualquer cozinha, pois permite aquecer alimentos, gratinar e até cozinhar. Você pode encontrá-los basicamente em qualquer loja de departamento ou físicas e existem em tamanhos diferentes. Nesse artigo você pode conferir quais são: Os 10 Melhores Microondas De 2020 – Comparativo E Guia
  3. Forno de convecção: é um dos mais completos do mercado, a única coisa que você deve considerar é que eles ocupam muito mais espaço e também usam uma quantidade maior de gás para poder funcionar. O que acontece com esses tipos de fornos é que eles esquentam uniformemente, conseguindo um cozimento perfeito.
  4. Elétrico: estes pequenos fornos trabalham para cozinhar ou gratinar e são um complemento para qualquer cozinha devido à funcionalidade. Eles funcionam com eletricidade e ocupam pouco espaço na cozinha, pois são muito pequenos.

Geladeira

Chegamos à geladeira, que é o eletrodoméstico essencial em casa, simplesmente porque mantém os alimentos em boas condições.

Geladeira Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Geladeira

Aqui estão alguns modelos de refrigeradores a serem considerados:

  • Geladeira de três portas da Samsung: possui dispensador de água e gelo e seu sistema evita que os alimentos congelem. Seu design é mais elegante que outros modelos anteriores e sua estrutura permite uma melhor organização.
  • Geladeira Consul Inverse: é o complemento ideal para cozinhas pequenas. Ela também possui uma seção no freezer onde é possível refrigerar os alimentos sem congelar ou criar gelo.
  • Geladeira Electrolux French Door: esse tipo de geladeira é uma das mais completas. Além das portas convencionais e do freezer inferior, possui duas gavetas no centro.

Uma das gavetas pode ajustar a temperatura para armazenar os produtos especiais ou para descongelá-los. Também possui tanques de água e gelo.

Lava-louças

Lava-louças Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Lava-louças

Qualquer cozinha deve ter uma máquina de lavar louça, pois permite otimizar tempo e esforço para lavar a louça.

Aqui deixamos 4 modelos de máquinas de lavar louça no mercado.

  1. Electrolux LP14X: uma de suas principais características é que possui 14 serviços. É controlado por meio de um painel touch com led azul.
  2. Brastemp Ative! (BLF12): Possui 12 ciclos com ciclo pesado, sendo 6 ciclos de lavagem. Ideal para famílias grandes.
  3. Electrolux LV10B: Programa Acquajet, que ajuda a remover os restos de comida de pratos e talheres.
  4. Brastemp Ative! (BLF08): é uma máquina de lavar louça compacta com ciclo pesado, ideal para cozinhas pequenas. Possui 5 programas de lavagem e capacidade de lavar louças de até 8 pessoas.

Cafeteiras

Esse é outro dos artefatos que você deve considerar ao equipar a cozinha, especialmente se você é um amante de café.

Cafeteiras Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cafeteiras

Estes são os diferentes tipos de máquinas de café que existem:

  1. Máquinas de filtrar café: funcionam por meio de um sistema no qual a água é despejada em um tanque, ela sobe e passa por um filtro onde o café é encontrado. O líquido sai do filtro e cai em uma jarra de vidro. Eles são os mais comuns e você os encontra em diferentes marcas e modelos.
  2. Máquinas de café em cápsula: funcionam com cápsulas que contêm café e são perfuradas quando entram na máquina. Cada cápsula prepara uma xícara de café.
  3. Máquina de café expresso: se você preferir um produto muito mais intenso, esse tipo de máquina de café é a opção para sua cozinha. Aquecem a água a uma temperatura ideal para obter um café de qualidade.
  4. Cafeteira cappuccino: A principal característica desse tipo de cafeteira é que ela possui uma válvula que libera o líquido sob pressão para criar a espuma do cappuccino.
  5. Cafeteira italiana: Também é conhecida como Moka, é muito prática de usar, pois funciona com vapor.

Veja aqui as melhores Cafeteiras em Promoção

Aparelhos de cozinha

Uma cozinha moderna não pode ser completa sem diversos aparelhos elétricos.

São máquinas que fazem todo o trabalho para você, desde cortar, cozinhar, amassar, picar, misturar e cozinhar. Você apenas tem que colocar os ingredientes.

Aqui estão os principais:

  • Batedeira
  • Liquidificador
  • Processador de alimentos
  • Fritadeira elétrica
  • Espremedor de frutas
  • Panelas elétricas

Estes aparelhos possuem engenharia de precisão, graças à qual a comida fica perfeita, é a maneira mais fácil de cozinhar.

Entre os benefícios de ter um é que você economiza tempo e aumenta seu cardápio de pratos. Esses produtos podem ser encontrados com facilidade e ótimos preços em lojas online.

Os Melhores Eletroportáteis em Promoção estão aqui.

Adega

Se você é um amante de vinhos, compre uma adega, e não estamos falando daquela estrutura de madeira que eles costumam ter nos restaurantes.

Na realidade, estamos nos referindo a adegas termoelétricas que mantêm o produto a uma temperatura ideal para sua conservação e o protegem da luz solar.

A grande vantagem dessas gadgets é que elas são pequenas e se adaptam a qualquer espaço com facilidade.

Você pode encontrar vários tamanhos e capacidades desde uma com capacidade para 6 garrafas até 21 garrafas.

4. Quarto

Quarto Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Quarto

Definitivamente, o lugar mais sagrado da casa, depois da cozinha, é o quarto, porque é aqui onde o descanso ocorre.

Embora existam muitos estilos decorativos para o quarto, é precisamente o conforto e a conveniência que você precisa focar na decoração.

Você também deve otimizar o espaço para poder se mover confortavelmente pelo ambiente.

Aqui, mostramos o tipo de mobiliário que o ajudará a tornar seu quarto um templo de descanso.

Cama

Escolha a cama conforme o tamanho do quarto, não cometa o erro de comprar uma cama king size se as dimensões não permitirem.

Se não houver muito espaço, escolha uma cama de tamanho menor. As maiores são espaçosas, mas ocupam quase todo o quarto.

Se o quarto é para os seus filhos, você pode escolher beliches simples ou integrados, ou seja, aqueles que geralmente vêm com um miniarmário na estrutura, uma mesa e gavetas para guardar roupas.

Você também pode comprar camas de solteiro, existem diferentes formas e materiais, certamente você já viu em revistas camas em forma de carro ou barco.

Para o quarto principal, existem projetos intermináveis, como cabeceiras acolchoadas, camas altas ou baixas. Os materiais variam de madeira a latão.

Cama Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cama

Aqui deixamos uma série de camas que podem funcionar no seu quarto.

Estilos de cama

Clássico: é a cama quadrada e existem modelos diferentes, com trilhos na cabeça e no pé, eles podem ser feitos de madeira, latão ou ferro.

Existem também aqueles onde a base é separada da cabeceira da cama, e estas são instaladas na parede da casa e normalmente são acolchoadas.

Redonda: é um tipo de cama não convencional, mas eles ficam ótimos nos quartos, a única desvantagem é que você precisa de espaço, pois são muito grandes.

Dossel: eles têm uma estrutura integrada na base que permite adicionar cortinas à cama.

Esses tipos de camas são perfeitos quando você não deseja que a luz apareça pela manhã ou precisa se proteger dos mosquitos.

Cama com baú: a base funciona como uma espécie de tampa que se levanta com o colchão e possui um compartimento para guardar as coisas por baixo.

Esta cama é ideal se você precisa economizar espaço, mas também serve como um esconderijo para guardar coisas valiosas, por exemplo.

Mesas de cabeceira

As mesas de cabeceira, ou criado mudo, têm mais funcionalidades do que meramente decoração.

Elas servem como um suporte para ter à vista coisas que você pode precisar à noite ou pela manhã, um copo de água, um relógio, algum remédio, óculos, etc.

Tipos de mesa de cabeceira:

Flutuante: sua estrutura é muito simples, possui geralmente apenas uma gaveta e é instalada na parede da casa, para que possa ficar suspensa.

Elas se encaixam perfeitamente com o estilo minimalista e nórdico, graças à sua simplicidade e você pode adaptá-las a qualquer espaço.

Anexadas à cabeceira da cama: são as gavetas que fazem parte da estrutura da cabeceira da cama, de modo que não têm pernas e dão a ilusão de estarem suspensas.

As camas de estilo minimalista costumam trazer esse tipo de estrutura e são bastante funcionais.

Tampos de mesa: como o próprio nome diz, são mesas pequenas, algumas com tampos arredondados.

Regularmente, esses tipos de mesas de cabeceira se adaptam a espaços menores ou ao estilo rústico.

Gabinete tipo caixa: eles têm um design contemporâneo, sua forma é geométrica e geralmente vêm em cores primárias.

Criativos: esses são, na verdade, aqueles que as pessoas montam com bases de estrutura quadrada, baús ou até material reciclado.

Se você é amigo do ambiente, isso pode ser uma opção para o seu quarto, mas também pode dar um toque “hippie chic“.

Armário

Armário Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Armário

Para manter suas roupas em boas condições e bem organizadas, basta instalar um bom guarda-roupa.

Se você deseja escolher os módulos, pode encontrar as estruturas já prontas em lojas online.

Se você não tem espaço para montar um armário grande ou sua casa não o integra, compre roupeiros menores, atualmente você pode encontrar modelos diferentes.

Há também aqueles embutidos na parede da casa, que ocupam menos espaço no ambiente. A vantagem é que você pode armazenar uma grande variedade de objetos, além de roupas.

Já a desvantagem desse modelo é que se precisar desmontá-lo pode danificar o piso, a parede e você precisa estar pronto para uma reforma completa.

Outra opção é o closet, que mais do que armário, é um ambiente da casa em separado, revestido com armários e espelhos onde você entra apenas para trocar e guardar roupas.

Mas se você está precisando organizar seu guarda-roupa, aqui temos truques testados e comprovados para: Dicas De Como Organizar Guarda-Roupa.

Penteadeira

Esta peça de mobiliário no quarto tem a funcionalidade de armazenar produtos e utensílios de beleza, por isso deve ser escolhida com cuidado.

A escolha dependerá da função que você deseja que ela tenha no quarto: se você quiser que seja discreto, escolha um modelo minimalista.

Se você preferir dar um pouco mais de destaque, escolha um estilo vitoriano ou o tipo de camarim (ele tem holofotes na moldura do espelho).

Acessórios de quarto

Entre os principais acessórios que você deve levar em consideração ao decorar o quarto, estão:

Colchas

Existem diferentes tipos de materiais e modelos deste acessório para a cama, mas o que você deve considerar é comprar sempre para as diferentes épocas do ano.

Os materiais devem ser pensados ​​de acordo com o clima, quando é inverno, compre colchas de lã ou felpudo.

Há também aqueles que são térmicos, embora sejam necessários apenas em locais com muito frio.

Na estação quente, é mais conveniente escolher materiais macios, como algodão ou linho.

Desde o início, compre um jogo para a estação quente e outro para a estação do inverno.

Travesseiros

Travesseiros Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Travesseiros

Para ter um descanso ideal, é essencial que, ao decorar o quarto, você pense no tipo de travesseiro que precisa para dormir ou descansar confortavelmente, eis uma lista dos tipos de travesseiros no mercado:

  • Pena: são preenchidas com penas de ganso, o que as torna muito macias ao dormir.
  • Viscoelástico: tem a função de ajudar com a dor cervical e o material do qual é feito impede a geração de eletricidade ou sudorese irritantes.
  • Fibra: é um travesseiro um pouco mais firme, é perfeito para quem gosta de dormir de bruços.
  • Lombar: esse tipo de travesseiro é exclusivo para as costas, por exemplo, é útil quando você passa muito tempo lendo ou usando o computador na cama.
  • Fibra inglesa: é composta por duas placas viscoelásticas que permitem melhor adaptabilidade.

5. Home Office

Home Office Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Home Office

Esse espaço na casa é dedicado à concentração e ao trabalho ou estudo, e deve sempre ser arrumado e muito confortável para que as ideias possam fluir.

Entre os móveis que você deve considerar estão:

Mesa

Como todos os móveis da casa, você precisa considerar o espaço disponível e, em seguida, considerar as dimensões da mesa.

Se o espaço for grande, você pode usar móveis resistentes e materiais como madeira que resistem ao passar do tempo.

Existem mesas retas, em forma de “L” e até algumas em meia-lua, todos os designs podem ser encontrados em estilos que variam do rústico ao contemporâneo.

Há algumas que têm gavetas com chave para evitar roubo.

Se o seu espaço for pequeno, você poderá aproveitar aqueles modelos que têm uma estante integrada e encosta-la na parede.

Estante

Para proteger e guardar os livros, temos a seguinte proposta para livreiros:

  • Formato de Escadas: Certamente você já viu, elas têm a forma de uma escada encostada na parede, é para espaços pequenos e que dão uma atmosfera de dinamismo a este espaço da casa. É perfeito para apartamentos.
Estante Como Mobiliar Uma Casa Guia Prático Com 7 Ambientes
Estante
  • Pendentes: é uma proposta perfeita se o que você procura é dar uma cara diferente ao local. Essas estantes de livros são compostas de prateleiras perfuradas com cordas ou correntes embutidas no teto.
  • Suspensa: esse tipo de estante de livros não possui pernas e é parafusada na parede; elas são regularmente pequenas e não suportam muito peso; portanto, tenha cuidado para não colocar um grande volume de livros.
  • Convencional: são os que a maioria das casas e lojas de departamento vende. No entanto, você pode encontrá-los em uma grande infinidade de materiais e tamanhos, para adaptá-los a qualquer canto do estudo.
  • Prateleiras: amplamente utilizadas em estudos nórdicos, são longas prateleiras onde todos os livros e objetos são empilhados ao longo da parede. Funciona em espaços pequenos e grandes.

Cadeira

Cadeira Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Cadeira

Entre os aspectos elementares que você deve cuidar ao escolher as cadeiras, estão os seguintes:

  • Altura: cuide para que os assentos possam se adaptar à altura do seu corpo, para que você não abaixe muito o pescoço e sofra alguma contratura.
  • Encosto: é preferível que a cadeira tenha um encosto reclinável para permitir tensão, ajudando-o na posição de trás.
  • Materiais: Embora os materiais possam variar de acordo com o estilo do seu estudo, recomendamos que você procure materiais que permitam ao corpo respirar.
  • Base giratória: para maior praticidade, verifique se as cadeiras têm uma base giratória para que você possa girar facilmente.
  • Rodas: para não arrastar as cadeiras e danificar o chão da casa, procure a base das cadeiras com rodas para facilitar o movimento.

Arquivos

Outro aspecto que você deve considerar integrar ao seu estudo é um arquivo. Aceite! Papéis espalhados dão à sua mesa uma imagem ruim e falam mal de você.

Investir em um arquivo, além de manter tudo de maneira ordenada, torna sua vida mais prática.

Se você estiver procurando um estilo conservador, compre-o em madeira e coloque-o onde for funcional, como nos cantos.

Se você procura um estilo mais moderno, compre-o em materiais como alumínio ou latão e pinte-o com uma cor que se destaque.

O mais importante ao integrar esse tipo de mobiliário é manter a ordem da casa e, se eles puderem contribuir para a funcionalidade e estética do ambiente, vá em frente.

6. Jardim

Jardim Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Jardim

O jardim é um daqueles espaços que podem ser difíceis de mobiliar, principalmente porque o desafio é encontrar móveis confortáveis ​​e resistentes às mudanças climáticas da parte externa da casa.

Para conseguir isso, a primeira coisa a considerar é que tipo de mobiliário você deseja incluir, pois você pode incluir o seguinte:

Salas de jardim

Eles têm a mesma funcionalidade de uma sala no interior da casa, simplesmente a atmosfera muda quando se está em um ambiente aberto.

Você pode encontrar desde modelos rústicos até os mais contemporâneos, a única coisa que varia são os materiais.

Se você deseja obter uma atmosfera acolhedora, integre a sala com materiais como madeira ou vime (há vime sintético que dura um pouco mais).

Para um estilo contemporâneo, existem móveis de madeira e ferro com designs de vanguarda, ideais para espaços minimalistas.

As salas no jardim são perfeitas para descansar, ler ou organizar reuniões sociais.

Sala de jantar para jardim

Sala de Jantar para Jardim Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Sala de Jantar para Jardim

O mais comum nos jardins é pôr uma mesa com um guarda-chuva para café da manhã, almoço ou jantar ao ar livre.

Você pode encontrá-los em materiais como vime, madeira ou ferro. No entanto, existem mesas, como mesas de pedra que dão um toque diferente ao jardim da casa.

A vantagem desse tipo de material é que ele resiste muito bem à passagem do tempo e se mistura naturalmente em espaços verdes da casa.

Cadeiras de balanço suspensas

Outra maneira de aproveitar a tranquilidade que os jardins das casa emanam é colocando uma cadeira de balanço suspensa. As cadeiras de balanço suspensas são esse tipo de balanço em forma de “pêra” que tem almofadas dentro para que você possa se deitar.

Existem dois tipos: aqueles que têm uma base integrada para apoiar o acento ou aqueles que têm uma corrente para pendurar no teto.

Eles são uma versão muito mais sofisticada do que as redes tradicionais e protegem você do sol.

Espreguiçadeiras

Se você gosta de se bronzear, precisa de espreguiçadeiras no jardim da sua casa, podendo encontrar diferentes versões e modelos em lojas de departamento ou online.

Se você tem espaço suficiente no jardim da casa e passa muito tempo nele, também pode comprar uma cama, que têm uma base integrada para colocar cortinas ou mosquiteiros e passar muito tempo dormindo ao ar livre.

Vasos de flores

Quando se trata de atividades ao ar livre, a coisa mais sábia a fazer é comprar vasos de flores como argila ou granito, que são materiais que resistem às intempéries e se desgastam naturalmente.

O principal sobre os vasos de pedra do lado de fora da casa é que, com o tempo, o musgo se forma, dando uma imagem de retrato ao jardim.

Mas se você prefere um espaço muito mais limpo, é melhor comprar vasos de aço inoxidável ou plástico, existem até alguns que têm iluminação.

7. Garagem

Garagem Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Garagem

As garagens são os espaços onde regularmente, além de guardar os carros, também acumulam objetos que não queremos que sejam visíveis em outros locais da casa.

Isso, com o tempo, causa um acúmulo e desordem de objetos que não sabemos se um dia ele pode nos servir.

Para ter uma garagem que funcione para o que tem que funcionar, equipe-a da seguinte maneira:

Coloque armários:

Se você tiver espaço suficiente, instale armários em algum lugar da garagem, isso ajudará a guardar objetos e artefatos que você não usa mais em casa ou está esperando para reparar.

Isso economizará espaço para fazer ajustes no carro ou lavá-lo sem a necessidade de retirá-lo na rua.

Se você não pode instalar um armário, compre prateleiras.

Armário de Garagem Como Mobiliar Uma Casa? Guia Prático Com 7 Ambientes
Armário de Garagem

Não se preocupe em eles serem bonitos, mas que sejam práticos para armazenar coisas como caixa de ferramentas ou caixa de ladrilhos que você tem como reposição para a cozinha, etc.

Você também pode instalar prateleiras suspensas para os itens que não são tão pesados.

Se você está em dúvida se vale a pena comprar os móveis para sua casa online, leia esse artigo onde: 10 Razões Pelas Quais Economizar Dinheiro Nunca Vai Sair Da Moda

Agora você sabe tudo o que deve considerar ao mobiliar sua nova casa. Nem tudo precisa ser feito de uma só vez, você pode começar pelos espaços mais importantes.

Lembre-se de que as casas mais bonitas são aquelas em que as pessoas escolhem cada um dos detalhes.

O mais importante é que você tenha uma casa que lhe permita ter tranquilidade e uma boa qualidade de vida.

Bugs e Promoções
Logo