Forno Elétrico Autolimpante | Conheça Os Melhores De 2021

O forno é um aparelho indispensável em casa, pois não só permite preparar alimentos mais saudáveis, como também melhora o sabor das refeições. No entanto, a limpeza tem sido uma das tarefas que exige esforço e tempo, dada a dificuldade de descalcificar a graxa colada. Por esse motivo, o moderno forno elétrico autolimpante veio para ficar e aqui apresentamos algumas excelentes recomendações.

Forno Elétrico Autolimpante
Forno Elétrico Autolimpante

Guia de compras

Preparamos para você um guia completo para comprar o melhor forno elétrico autolimpante, onde apresentamos os aspectos mais destacados que você deve considerar antes de escolher um modelo específico. A ideia é que você encontre o forno que procura, aquele que se adapte ao seu orçamento e às suas necessidades particulares.

Forno Elétrico Grill Autolimpante Fischer

Forno Elétrico Fischer Autolimpante Gourmet Grill

Forno Elétrico Fischer Autolimpante Fit Line Embutir

Forno Elétrico Autolimpante Super Luxo Advanced

Forno de Embutir Elétrico Autolimpante Nardelli

Facilidade

Todos nós gostamos de comida assada, é difícil combinar o sabor e a textura que os pratos que foram assados ​​oferecem. No entanto, ao preparar alimentos com tendência a perder gordura, como batatas, costelas, frango, lombo e qualquer outro tipo de carne; os restos dos alimentos, bem como a gordura gerada, acabam nas paredes e na base do forno.

Forno Elétrico Autolimpante
Facilidade

Nesses casos, pode comprometer o funcionamento correto e, além disso, remover essa sujeira manualmente é uma tarefa que exige tempo e esforço. Por esse motivo, somos obrigados a recorrer ao uso de produtos desengordurantes, que devem ser usados ​​com muita cautela, dada a quantidade de substâncias químicas que eles contêm.

Diante disso, uma das melhores opções que o mercado nos oferece para facilitar as tarefas de limpeza depois de assar nosso prato favorito é ter o melhor forno elétrico autolimpante. Graças a essa função podemos cozinhar qualquer receita sem nos preocupar com a limpeza.

banner saldão 15 desconto

Tecnologia autolimpante

Ao selecionar um forno elétrico autolimpante, a primeira coisa que você deve verificar é se o modelo escolhido possui essa tecnologia, graças à qual eles podem ser praticamente limpos por conta própria. Por esse motivo, os grandes fabricantes desses eletrodomésticos equiparam seus fornos modernos com essa conveniência extra. É uma tecnologia que depende do calor para decompor os restos de comida e gordura contidos no forno.

Para conseguir a decomposição da sujeira, o forno eleva a temperatura consideravelmente, chegando a atingir os 500 ° C em alguns modelos. A parte da sujeira que é matéria orgânica é decomposta na forma de CO2 (dióxido de carbono) e água, que será evaporada. No entanto, quando se trata de matéria inorgânica, ela não pode ser dissolvida e acaba se transformando em cinzas que podemos remover facilmente.

Economia de energia

Forno Elétrico Autolimpante
Economia de energia

Ao fazer sua comparação de forno elétrico autolimpante, analise o rótulo de eficiência energética no modelo que você deseja comprar. É importante levar esse aspecto em consideração, pois todos sabemos o alto custo da eletricidade, portanto, é aconselhável apostar em um modelo que ajude na economia de energia.

Nesse sentido, a certificação energética determina se o aparelho consome mais ou menos eletricidade. É um valor dado por uma letra que vai de A a G, com a categoria A consumindo menos. 

Por esse motivo, embora possa parecer que o forno elétrico autolimpante consome mais energia do que outros fornos convencionais, dadas as altas temperaturas que atingem durante o processo de autolimpeza. A verdade é que esses aparelhos são de baixo consumo, graças ao fato de possuírem a certificação de consumo eficiente.

Ar Condicionado Split 9000 Btus | Os Melhores de 2021

Os 10 Melhores Microondas em Promoção de 2021 – Comparativo E Guia

Nível de intensidade e segurança

Todos os fornos autolimpantes, seja um modelo caro ou econômico, têm três níveis de intensidade com tempos diferentes, para a função de autolimpeza. Portanto, dependendo do grau de sujeira acumulada e incorporada no forno, você pode escolher o nível mais conveniente. Nesse sentido (dependendo do modelo e da marca), o nível 1 pode levar 1 hora e 15 min; nível 2, 1 hora e 30 minutos e nível 3 podem durar até 2 horas.

Forno Elétrico Autolimpante
Nível de intensidade e segurança

Quanto à segurança, esses fornos foram projetados para oferecer proteção máxima o tempo todo. Portanto, do início ao fim do processo de autolimpeza, a porta do forno permanece automaticamente trancada, não tendo risco de sofrer algum tipo de queimadura ao abrir a porta acidentalmente.

Da mesma forma, são dispositivos que possuem painéis de vidro resistentes a altas temperaturas e, além disso, estão equipados com um sistema de isolamento térmico que fornece proteção para móveis e eletrodomésticos adjacentes.

Perguntas mais frequentes

Forno Elétrico Autolimpante
Assando mini pizza em forno elétrico

P1: Como usar um forno elétrico autolimpante?

Os fornos autolimpantes são usados ​​da mesma maneira que outros modelos convencionais, uma vez que a única diferença em relação as suas características é que eles têm a função autolimpante. Por esse motivo, eles são capazes de gerar altas temperaturas, no entanto, como são produtos que oferecem um alto nível de segurança, não há risco de queimaduras por contato.

P2: Como limpar um forno elétrico autolimpante?

Comece removendo os racks, bandejas e também as guias telescópicas (dependendo do modelo). Selecione a função autolimpante e escolha a intensidade de acordo com a sujeira presente no forno. Depois que a autolimpeza tiver feito seu trabalho, você poderá remover facilmente as cinzas que permanecem no interior, usando um pano úmido ou uma esponja. É aconselhável usar a função autolimpante a cada 10 utilizações, a fim de manter o forno em boas condições.

P3: Como desbloquear um forno elétrico autolimpante?

A porta dos fornos autolimpantes possui um mecanismo de travamento automático que é ativado como medida de segurança quando a autolimpeza é iniciada. No entanto, pode acontecer que a porta esteja acidentalmente trancada, isso geralmente ocorre devido ao cancelamento antecipado do ciclo de limpeza. Nesses casos, recomendamos consultar o manual do usuário incluído, onde são especificadas as etapas a seguir de acordo com o modelo em questão.

P4: Como saber se um forno é autolimpante?

Forno Elétrico Autolimpante
Limpando forno elétrico

Para saber se um forno é autolimpante ou não, basta verificar no painel de controle se ele possui o ícone que indica “autolimpante”. Este símbolo está presente em todos os fornos autolimpantes, independentemente da marca e modelo. Além disso, o manual do usuário deve especificar que o equipamento ofereça essa função.

Aspirador De Pó Vertical 1500w. Os 4 Melhores De 2021?

P5: Qual é o melhor: forno autolimpante ou multifuncional?

Os fornos multifuncionais são os grandes aliados da cozinha, pois oferecem grandes benefícios ao cozinhar. Hoje, as melhores marcas integram qualidades multifuncionais em seus modelos, equipando-as com a tecnologia de autolimpeza, o que transforma esses aparelhos elétricos em um produto altamente recomendado. Por esse motivo, os fornos multifuncionais autolimpantes são os melhores posicionados no mercado.

Forno Elétrico Autolimpante
Forno elétrico autolimpante de embutir

P6: Como instalar um forno elétrico autolimpante?

Devido às altas temperaturas atingidas pelos fornos autolimpantes, os fabricantes forneceram materiais resistentes e isolantes. No entanto, para evitar que o calor afete outros aparelhos adjacentes, uma das melhores opções é montá-lo em uma torre de calor. No entanto, é recomendável que você siga as recomendações fornecidas no manual do usuário para cada modelo específico.

Tags: