5 Dicas Da Ciência Sobre Descontos, Promoções e Ofertas


Em 1887, a Coca-Cola distribuiu o primeiro cupom de descontos de todos os tempos. Mal a empresa percebeu o quão importante o conceito seria para moldar o futuro do comércio mundial.

Assim, com os cupons de desconto da Coca-Cola, os clientes poderiam resgatar um copo de Coca-Cola em qualquer estabelecimento.

mãos femininas segurando tablet com tela com loja virtual com descontos
Descontos, Promoções e Ofertas Online

Portanto, a Coca-Cola, que foi lançada um ano antes, se beneficiou dessa estratégia de marketing, uma vez que encorajou a prática no consumidor e no fornecedor.

Dessa forma, as famílias visitavam as farmácias locais para obter sua Coca-Cola grátis e poder experimentá-la. Por sua vez, os donos de farmácias usavam a Coca-Cola para reabastecer sua oferta à medida que a demanda aumentasse.

Contudo, de acordo com o Cupom Sherpa, “Entre 1894 e 1913, cerca de um em cada nove americanos receberam uma Coca-Cola grátis, totalizando 8.500.000 de bebidas gratuitas.

Então, em 1895, a Coca-Cola estava sendo servida em todos os estados. ”A Coca-Cola solidificou sua marca como um nome familiar. Hoje, a Coca-Cola é a bebida mais vendida do mundo graças a mais de um século de estratégias de marketing inteligentes, incluindo cupom, ofertas e descontos.

Certamente os cupons do fabricante funcionaram, e foi apenas o começo de algo muito maior.

Hoje, quase todas as marcas e varejistas usam descontos ou outras promoções para expandir seus negócios.

Aliás, as empresas que entendem a psicologia por trás de ofertas especiais criam uma imagem de marca favorável, proporcionam felicidade aos clientes novos e antigos e aumentam a lucratividade e as vendas de longo prazo.

Abaixo estão vários estudos que revelam como os consumidores reagem aos cupons e como desconto e brindes estratégicos podem contribuir para o sucesso de uma empresa.

Desconto Gera Felicidade

mulher com cara de feliz e surpresa olhando para notebook em cima da mesa
Desconto gera felicidade

Em 2012, a Coupons.com encomendou um estudo conduzido pelo Dr. Paul J. Zak, professor de Neuroeconomia da Claremont Graduate University, para aprender como os descontos afetam a felicidade, a saúde e o estresse das pessoas.

Dessa forma, juntos, eles descobriram que as pessoas que receberam um vale de R$ 10,00 tiveram um aumento de 38% nos níveis de ocitocina e 11% mais felizes do que aqueles que não receberam o desconto.

Além disso, suas taxas de respiração caíram 32%, os batimentos cardíacos caíram 5% e os níveis de suor foram 20 vezes menores que os que não ganharam. Consequentemente, eles se sentiram mais relaxados e menos estressados.

Embora hoje, os compradores praticamente exigem ofertas, eles ainda sentem prazer e alegria ao receber uma oferta exclusiva.

Então muitas vezes, o motivo para a comemorar é um cupom inesperado de sua marca favorita que raramente distribui descontos.

Às vezes, a surpresa bem-vinda de uma promoção logo na entrada do site, é suficiente para desencadear uma maratona de compras animadora.

Desconto Aumenta A Receita Total

homem deitado no sofá digitando em notebook com tela da black friday
Aumento de receita para e-commerce

O consumidor está aprendendo cada vez mais, quando e onde encontrar um bom desconto, e as marcas que emitem ofertas especiais criam cenários em que todos ganham, tanto os compradores que economizam dinheiro, como os varejistas que aumentam suas vendas.

Portanto, grandes marcas estão adicionando cada vez mais cupons de desconto ao seu mix de marketing para aumentar seus lucros.

Contudo, estima-se que nos próximos anos serão gerados um maior número de promoções para obtenção de clientes, como ofertas e cupons de desconto.

Afinal, sabendo que sua base de clientes incluem os compradores que pagam o preço integral pelo produto e os compradores que aguardam ansiosamente a exibição de um novo cupom, as marcas inteligentes oferecem ofertas especiais a diferentes segmentos da lista de contatos para incentivar todos a concluírem a próxima compra.

Desconto Estimula A Finalização Dos Carrinhos

notebook no fundo com mini carrinho de compras na frente e mini caixas de papelão
Finalização dos carrinhos

Quando foi a última vez que você comprou algo novo de uma marca desconhecida sem um cupom de desconto? Para a maioria dos compradores, comprar algo pela primeira vez a preço cheio sem ter qualquer experiência pessoal com o item ou um desconto especial para se apoiar pode ser intimidador.

Entretanto, mesmo um pequeno desconto pode mudar a atitude de um comprador em relação a uma compra arriscada.

Conforme as estatísticas do VoucherCloud revelam que 57% dos compradores estão motivados para concluir uma compra pela primeira vez quando conseguem resgatar um cupom de desconto.

Portanto, na ausência de um cupom de desconto, os clientes abandonam seus carrinhos.

Afinal, alguns compradores sentem que o desconto para o comprador pela primeira vez é um pré-requisito para as marcas que desejam adquirir novos clientes. Isso porque 62% dos consumidores investem duas ou mais horas por semana vasculhando a internet em busca de promoções.

Felizmente, os lojistas podem ter certeza de que os cupons emitidos ainda podem atrair clientes leais e vitalícios. Na verdade, 91% dos compradores que resgatam cupons de desconto dizem que voltarão a comprar das mesmas lojas novamente.

Contanto que os compradores encontrem valor nas ofertas, podem até mesmo comprar produtos da mesma loja, novamente, pelo preço integral.

Promoções influenciam compras

mulher sentada no sofá com caixa de sapatos aberta celular e cartão de crédito
Descontos influenciam compras

Usando cupons, os varejistas podem incentivar os clientes a:

  • Adicionar itens específicos ao carrinho, incluindo excesso de estoque, produtos com margens mais altas ou produtos fora de temporada
  • Descobrir novos produtos relacionados para complementar os lançamentos de produtos
  • Gastar acima de um total mínimo de pedidos especificado

Pense em cupons de desconto e promoções como uma maneira das lojas venderem seus produtos com mais facilidade. Enquanto os consumidores conseguem economizar ou comprar mais com menos.

Os Compradores Retribuem

Lojas que dão cupons de desconto, iniciam novos relacionamentos com o cliente com o pé direito.

Com o passar do tempo, essa “generosidade” torna a marca mais agradável, levando a associações positivas da marca, o que melhora as referências da loja e as vendas.

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